domingo, 6 de julho de 2008

A Fartura

Em tempo de feiras em honra dos mais variados santos, é sempre presença garantida em uma ou mais barracas, a bela da fartura; ou brenhol; ou porra frita ou simplesmente...massa frita! As feiras de S. João d'Os Verdes Anos, estavam repletas de roulotes destas iguarias, nas variedades: redonda, comprida e churro.
E o acto de feirar não podia terminar sem que os nossos pais nos comprassem uma "redondinha" quentinha pra comer no caminho para casa.

A receita é simples: água, farinha, açúcar, canela. Misturando estes ingredientes e fritá-los em óleo bem quente, resulta de um composto nutritivo, com alto teor calórico, e que acompanhado com uma "mine" ou uma imperial, fazem qualquer "criança" feliz!
E mais. Quando deixada para o dia seguinte (já fria e murcha), ao pequeno almoço com um copo de leite, é o verdadeiro deleite. E que o diga o amigo Vasco, que em confidencia, me revelou este pecado da gula!
Para todos os fãs desta guloseima, aconselho-vos a provar a fartura dos Abrantes, que ainda são consideradas as melhores da cidade de Évora.



posta metida por: Ricardo Granjeia a 6.7.08

0 comentário(s)