domingo, 20 de abril de 2008

A Cloche


Não! Não é um ovni, bem que poderia ser um e enganar muita gente, mas não é! Trata-se nada mais nada menos, que uma das grandes evoluções nas cozinhas das nossas mães e qeue foi revolucionar a maneira de confeccionar deliciosos pratos...acho eu!
Possuidora de muitos nomes, embora eu conhecer pelo singelo nome de "Cloche" (em homenagem aos chapéus de senhora em forma de sino que se usava nos anos 20).
Ora a Cloche era um mini forno em aço inox, munido de duas potentes resistências uma na tampa, e outra na base e que servia...para aquilo que um forno servia, ou seja, para confeccionar comida.
Nos anos 80, época áurea da Cloche, a palavra segurança não estava incluída no manual de instruções, a contar pelas queimaduras que fiz só por passar de "raspão" nesta preciosidade!
Por ironia do destino, ainda tenho um destes magníficos fornos em casa, e que ainda utilizo para aquecer a bela da pizza, fazer bolos, ou até mesmo para os assados dominicais!
Um verdadeiro regresso ao passado, e que ainda é possível adquirir uma Cloche nas casas da especialidade, tais como drogarias. E se mesmo assim não encontrarem, a redacção d'Os Verdes Anos compromete-se a comprar aos interessados, e a envia-las pelo correio!


posta metida por: Ricardo Granjeia a 20.4.08

10 comentário(s)