domingo, 5 de agosto de 2007

Arca de Noé

Um dos melhores, senão o melhor concurso infantil ou juvenil de sempre. Falo-vos da Arca de Noé, que surgiu em 1994 no Canal1.
Foram três os apresentadores da Arca de Noé, Fialho Gouveia, Ana do Carmo e Carlos Alberto Moniz, sendo este ultimo, também compositor da musica do genérico.
Este concurso inteiramente dedicado aos animais, despertava o interesse no conhecimento destes seres que aqui eram apresentados de forma a incentivar a sua preservação. Questões como a sua localização geográfica, as raças, a alimentação, o acasalamento, etc, faziam parte do programa.
As equipas eram constituídas por um elemento infantil e um adulto que o acompanhava, normalmente pais e filhos ou avós e netos.
O cenário era bastante harmonioso, com um ecrã onde era projectado inicialmente um vídeo de um animal no seu habitat.
Posteriormente eram colocavam as questões, às quais as equipas teriam que responder correctamente após serem dadas quatro opções de resposta. Essas eram dadas em cartões alusivos ao programa, e colocadas depois no local do nome do participante.
As respectivas pontuações eram assinaladas, pela presença de animais de peluche, ganhando a equipa que mais peluches tivesse.
O programa continha outra parte, para além do concurso em si. Normalmente eram convidados criadores de animais, os mais variados possíveis, desde cães, gatos, a crocodilos, cobras, etc.
Não me recordo, infelizmente, quais eram os prémios finais, mas uma coisas vos digo, muitas foram as vezes que recortei da revista TV guia os cupões para participar no programa, mas nunca tive a sorte de ser seleccionada.
Sinto-me bastante emocionada quando oiço esta musica, pois lembra-me as tardes de sábado, passadas em frente ao televisor a assistir a este programa, que eu realmente ADORAVA. Aqui vos deixo um pequeno cheirinho do programa, assim como o inicio da letra da música.

"Vamos fazer amigos entre os animais
que amigos destes não são demais na vida
e vêm aqui mostrar
que têm uma família como eu e tu
E esta mora numa outra casa
que se chama (digam!)
a Arca de Noé!
vamos lá ver como é
a Arca de Noé!"







posta metida por: Carla Pimenta da Silva a 5.8.07

3 comentário(s)