sábado, 18 de agosto de 2007

Lucky Luke


O Cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra...só pode ser um: Lucky Luke!
Os desenhos de Morris, depois de Tintin e de Asterix, foram os mais populares e os mais vendidos entre o género na Europa.
As aventuras de Lucky Luke, com cenário no velho oeste americano, contavam a história dum cowboy solitário, que lutava contra o crime e as injustiças, representadas aqui pelos irmãos Dalton, (em ordem crescente em altura e estupidez) Joe, Jack, William e Averell.
Havia também cavalo de Lucky Luke, o famoso Jolly Jumper' “o mais esperto do mundo” que muitas vezes era acompanhado por Rantamplan “o cão mais estúpido do universo”.
Inicialmente em BD, esta personagem depressa passou para o pequeno ecrã, em série, onde em cada episódio, contava uma aventura baseada na BD.
Um facto curioso foi de Lucky Luke caracterizar-se por ter sempre ao canto da boca um cigarro, mas a partir de 1983 Morris decidiu substituir o mesmo por uma palha, o que lhe valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em muitos álbuns, Lucky Luke encontra-se com heróis não fictícios do Velho Oeste como Jane Calamidade, Billy The Kid, Jesse James ou Roy Bean entre outros.
Para recordar, mais uma vez, aqui vos deixo o genérico em francês, como passou pela tv portuguesa no grande "Agora Escolha", da série de animação de Lucky Luke.



posta metida por: Ricardo Granjeia a 18.8.07

3 comentário(s)