terça-feira, 24 de abril de 2007

Os berlindes



No intervalo da escola primária, juntavam-se uns quantos amigos, fazia-se a cova (com o calcanhar do sapato) e tínhamos divertimento garantido por umas largas horas a jogar aos berlindes, ou ao "bilas", como se usava por estas zonas.
Os berlindes eram nada mais, nada menos, que uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou colorida, e por vezes tinhas diversos tamanhos: os mais pequenos, "vulgarmente chamados de "xóninhas" e as maiores "bajoulas", e os de tamanho "normal" eram apelidados simplesmente de "bilas".
Actualmente, a criançada já nem sequer sabe o que são os berlindes, mas n'Os Verdes Anos, não havia miúdo, que não andasse com um saco de plástico ou rede, com carradas e carradas deles, de diversas cores e tamanhos.
Havia um jogo (de entre muitos) que particularmente não gostava de jogar - o famoso "perde-paga". Consistia em os derrotados do jogo, pagarem da sua colecção ao vencedor com 1 berlinde, daí haver muitos miúdos, com um grandes quantidades deles...também derivado a muita batota...ehehe!!!

posta metida por: Ricardo Granjeia a 24.4.07

6 comentário(s)