terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Carlos Paião

Faz quase 20 que morreu um dos maiores compositores, intérprete e instrumentista de todos os tempos em Portugal. O início dos saudosos Verdes Anos que Carlos Paião enriqueceram com as suas canções. Desde miúdo que me lembro de ouvir muitas das suas musicas que hoje em dia se tornaram marcos na música portuguesa.
Temas como:
Cinderela, Playback, Pó de Arroz, entre muitas outras, despertam-me sentimentos tão nostalgicos, que só os temas de Carlos Paião proporcionavam. Carlos Paião licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa (1983), acabando por se dedicar exclusivamente à música. Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que no ano de 1978 tinha já escritas mais de duzentas canções.
Entre várias parti
cipações em festivais RTP da Canção, e Eurovisão em 81 com o tema "Playback", Paião continuava a sua senda de sucessos consecutivos, escrevendo canções para outros artistas, e mais tarde, participa com Herman José, no programa Hermanias, e compõe a totalidade das músicas e letras de Serafim Saudade.
A 28 de Agosto de 1988, acaba por falecer vitima de um acidente de viação na actual IC2, surgindo o boato de que este, não estava morto mas sim em coma, aquando fora o seu funeral. Carlos Paião, um dos grandes nomes da musica nacional, deixa muita saudade à geração d'Os Verdes Anos, e como tal, aqui fica hoje a singela homenagem.

Músicas
fonte:(www.anos60.com)

"Playback"
"Pó de Arroz"
"Cinderela"
"Eu não sou poeta"
"Marcha do pião da Nicas"


posta metida por: Ricardo Granjeia a 13.2.07

3 comentário(s)