quarta-feira, 8 de novembro de 2006

O Jogo da Macaca


O jogo começava quando era desenhado no chão a macaca, era feito normalmente com uma pedra que se encontrava no chão. Depois do desenho feito, numeravam-se as casas de 1 a 8. O espaço em volta da casa número 1 correspondia à “terra”, e o espaço número 8 ao “céu”.

No início do jogo, lançava-se a pedra, pa
ra a casa número 1, no entanto se a pedra toca-se no risco ou sai-se para fora, perdia-se a vez, dando lugar ao jogador seguinte. Caso a pedra fica-se dentro da casa, fazia-se o percurso para a apanhar. Esse percurso consistia em saltar ao pé-coxinho de casa em casa, excepto na qual se encontrava a pedra. Nas casas três/quatro e seis/sete, saltava-se com os dois pés ao mesmo tempo. Chegando às casas seis/sete saltava-se, rodando no ar, sobre si mesmo, caindo nas mesmas casas.
Reiniciava então, o percurso inverso até chegar à casa anterior, que tem a pedra e apanhá-la, equilibrando-se apenas num pé.


Fazia-se o percurso todo caminhando, com a pedra. É de salientar que quando perdíamos numa determinada casa, quando voltávamos a jogar era dessa casa que se recomeçava. O jogo terminava quando todas as casas estiverem assinaladas, isto é “estava feita a macaca”. Ganhando o jogador que possuísse mais casas, ou seja, mais macacas.
Finalmente, terminado este percurso, íamos ao “céu” e, de costas, atirava-se a pedra para a macaca, caso se acertasse no interior de uma casa, assinalava-se com uma cruz, e colocava-se o nome de quem atirou a pedra.

Caso contrário cedia-se a vez ao colega. Nas casas que já estiverem assinaladas, só o jogador que lá tivesse o nome é que as podiam pisar, ou caso tivesse a permissão do dono dessa casa.
Este jogo fazia as delícias das crianças em qualquer altura do dia, era uma maneira simples de passar o tempo, durante o intervalo da escola, ou mesmo quando chegávamos da escola e brincávamos com os nossos vizinhos junto das nossas casas.
A foto exemplifica a forma como as crianças, como nós, nos divertíamos a jogar.

posta metida por: trixieudyes a 8.11.06

1 comentário(s)