terça-feira, 7 de novembro de 2006

Cassete Pirata I - Os "8 pistas"

Nesta nova rubrica que lanço hoje, quero dar a conhecer a evolução dos suportes a que a música esteve submetida, claro está, dentro do universo d’Os Verdes Anos!Pois bem, a primeira que vos quero falar hoje trata-se das cassetes de 8 pistas. Para quem não sabe ou não conhece estas raridades, as cassetes de 8 pistas caracterizavam-se por ser uma tecnologia de armazenamento áudio em fita magnética, muito popular a partir da 2ª metade dos anos 60 até ao início dos anos 80.



O seu funcionamento era bastante interessante, pois no interior do cartucho, havia apenas uma bobina, onde a fita se encontrava em loop, ou seja, só andava para a frente, não se podia recuar. Se se quisesse ouvir a mesma música tinha-se de avançar a fita toda até chegar de novo ao início da música!

Relembro-me que ainda tive um leitor deste tipo de cartuchos em casa, fantástico, com umas linhas muito sóbrias e direitas, como era típico da altura. Marco Paulo, Paulo Alexandre com o seu “Vinho Verde” e Roberto Carlos eram alguns dos títulos que tinha na minha colecção de “8 pistas”.

posta metida por: Ricardo Granjeia a 7.11.06

0 comentário(s)